quinta-feira, 1 de março de 2012

Painéis coletivos

Cadavre-Exquis, ou o cadáver esquisito.
















Os painéis coletivos são propostas recorrentes nas atividades do Garatuja. Ele possibilita a integração entre crianças de diferentes idades, com temas e estilos gráficos diversos, tornando o desenho e a pintura, que por natureza é uma atividade individual, em algo coletivo e integrador. O inicio é sempre um papel em branco e o imaginário infantil. No caso do painel acima, logo nos primeiros traços, surgiram duas estruturas bem definidas: céu e terra. As crianças perceberam essa divisão e passaram a ser conduzidas por ela, criando imagens que se integravam nessa lógica. A divisão em “quadros individuais”, que no conjunto formou o painel, possibilitou maior facilidade de execução, mas não impediu que as crianças percebessem e interagissem com o desenho de outros, repetindo certos padrões estéticos que deram a unidade visual ao trabalho.












No painel abaixo foi utilizada a técnica do Cadavre-Exquis, adotada por artistas do movimento surrealista de 1925 para provocar a livre associação de imagem fora do contexto habitual. Originalmente esse método era empregado na criação de texto, onde diferentes escritores interferiam no texto do outro, com palavras inusitadas e alterações das estruturas das frases, subvertendo o discurso literário convencional. No nosso caso, uma primeira criança fez seu desenho escondido das demais, mas deixando “pistas” para que a próxima pudesse continuar sem saber o que a anterior havia feito. E assim sucessivamente. Trata-se de um jogo gráfico, que no final revela surpresas ao descobrir inesperadas relações entre as figuras desenhadas. Mais tarde esses desenhos foram calcados num suporte maior e pintados coletivamente.






















O texto acima fez parte da 6 Mostra de Arte Infantil realizada pelo Garatuja em 2011, dentro do projeto Garatujas e Cambalhotas - Registro e Documentação da Arte na Infância. Abaixo dois painéis coletivos realizados em 1992, portanto há quase 20 anos atrás.


4 comentários:

  1. Oi, moçada!
    Parabéns pelo trabalho!
    Podem me enviar o texto da peça " A viajem de um barquinho" por email?
    Eu perdi esse texto e não consigo encontrá-lo, só a história em versos.Preciso muito e urgente.
    Agradeço desde já.
    batista.aline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi gente gostei muito ficou legal!

    ResponderExcluir
  3. olá pessoal, gostei imenso dos painéis resultantes, porém quero pedir uma sugestão métodológica pra quando se tratar de adolescentes entre os 13 aos 15 anos de idade, que tipo de painel dar ou estimular os alunos a elaboarerem que tipo de Paineis

    ResponderExcluir
  4. Fernando Paulo Manjate31 de março de 2022 às 02:26

    Salientar que comento de Moçambique

    ResponderExcluir